segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vou no culto. Pra que EBD?

Definitivamente eu não sou nenhum grande conhecedor de história, porém todos nós que conseguimos terminar o ensino médio nos lembramos daquelas longas aulas de história sobre a Idade Média. Se forçarmos a memória logo virá lembranças sobre os abusos que cometia a Igreja Católica naquela época e dentre esses eu vou destacar as vendas de  indulgências em que o indivíduo pagava para ter seus pecados perdoados. Já que apenas o Clero tinha acesso a Bíblia a população não tinha noção dos abusos que sofria devido a falta de conhecimento. Aproximadamente quinhentos anos depois mesmo após reforma protestante e tudo mais, infelizmente, a situação não se difere tanto. A população deixou de comprar o perdão dos pecados para comprar fronha dos sonhos, meias consagradas no rio do escambau, entre outros produtos do mesmo nível.

A grande diferença é que hoje , se tratando de Brasil como um geral, a informação está em todo lugar. Todas as pessoas que compram esse tipo de produto certamente tem uma Bíblia pelo menos na sua casa. Falta ler e ver que certos tipos de ensinamentos vem de qualquer lugar menos da Bíblia.
Entra aí a grande importância da Escola Bíblica Dominical. Não é no culto que, necessariamente, aprendemos ou discutimos sobre Bíblia. É na EBD. No culto vamos aprender a aplicar textos, ensinamentos nas nossas vidas. A EBD é o lugar para discutirmos textos, tirarmos dúvidas, ganharmos conhecimento para ter base suficiente que nos defenda desse charlatanismo cristão que a 500 anos é tão aceito. Cabe a você professor estar antenado e trazer essas situações e debates para sala de aula, sempre com enfoque bíblico de maneira que seus alunos ganhem conhecimento e interesse pela Bíblia. Seja um Lutero na vida dos seus alunos.

Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário