terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Nem Cinderela, nem borralheira

Antes de qualquer coisa, gostaria de pedir que todos que forem ler esse post, leiam primeiro essa matéria: 


Se você for muito preguiçoso pra ler,eu darei um resumo: Alguns alunos se negaram a fazer parte de um projeto sobre cultura africana e lerem alguns livros sobre o tema, pois dentro do pacote está também o estudo dos movimento religiosos de origem africana. E aqui, veja bem, é o estudo, nada mais do que isso. Ninguém pediu para eles participarem de um rito, apenas para estudarem sobre o assunto. E eles se negaram e se rebelaram. 

Existem algumas formas de classificar o ato: rebeldia sem causa, ignorância, preguiça de fazer os trabalhos, e racismo. Todas formas corretas de classificação. Mas eu gostaria de atentar para algumas questões. De inicio, quero questionar, qual o problema de estudar uma religião diferente? Será que é medo de ter a fé abalada? Ou será que as salas vazias de EBD fazem parte de um mesmo fenômeno? Isso me parece uma fé que está baseada na ignorãncia. Uma fé assim está fadada a acabar. Não estou dizendo para ninguém "experimentar" tudo ou ler qualquer coisa. Deve sempre haver bom senso e discernimento. Algo que também está em falta...

Mas eu quero falar de algo mais. Do nosso nome: "protestantes". Alguns podem achar que eles estão sendo isso. Não, estão mais pra rebeldes. E há uma grande diferença, quando se faz algo baseado em um ideal, e quando é algo vazio. Um protestante, deve se manifestar visando melhorias, não para si mesmo, mas para o todo. Como chegar a isso? Bom, deem uma olhada no nome do blog. 



2 comentários:

  1. Achei ridicula a sua postura diante de tal matéria criticando esses adolescentes que tem sua fé enraizada em Cristo.
    Gostaria de dizer que a proposta da escola era dos alunos defenderrem a cultura afro e dizer quais suas contribições para o Brasil. Sinceramente eu no lugar deles faria o mesmo afinal defender a minha fé e propor fazer outro trabalho que não a agrida, não é errado, acorda , vivemos no estdo DEMOCRÁTICO DE DIREITO, mas parece que o governo diabólico quer implantar na mente das pessoas seus ensinos e combater( é o que está claro na mídia) os valores cristãos. grupos gays, e etc.. foram até a escola enfim, quero que você irmao leia esta postagem: http://juliosevero.blogspot.com.br/2012/11/alunos-evangelicos-sofrem-intolerancia.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Erick, agradeço pela sua leitura e pelo seu tempo comentando.
    Em primeiro lugar, ach que você não entendeu a essência do post. O intuito é muito maior que criticar uma atitude de alguns adolescentes. E sim criticar toda uma estrutura de medo e ignorância que está instalada na Igreja cristã evangélica. Você já leu Macanuaíma, O Guarany ou Iracema, obras indicadas para os trabalhos? Não são meus livros favoritos, mas são representativos de seus estilos literários e de uma cultura. Na última semana, uma pessoa me disse que desligou a tv quando apareceu um casal homoafetivo. As vezes me parece que queremos ser vistos e ouvidos, mas não dar a oportunidade para o outro. Apenas conhecendo quem está do outro lado e suas necessidades, poderemos nos aproximar e evangelizar com eficácia.
    Vou além, isso que eles fizeram não é defesa da fé e é um péssimo testemunho. Seria a mesma coisa que um aluno da graduação de história se negasse a estudar as obras de Lutero e Calvino, que são além de manifestos de fé, pedaços graúdos da filosofia renascentista humanista. Será que é certo um não-cristão se recusar a fazer um trabalho sobre isso? Nossa fé tem de ser reconhecida pelo amor, sempre, se uma ação não demonstra amor e graça, essa ação não condiz com a fé cristã.
    Acho que dizer que o governo diabólico (sério?sério?) e a mídia estão fazendo um complô contra nós evangélicos é de uma extrema vitimização. Não é por não ter a mesma postura que nós, que alguém é diabolico, acho que muitas vezes caímos no erro de nos preocuparmos demais com o diabo. Se Deus é por nós, não há com o que nos preocuparmos, temos apenas que amar e demonstrar a graça, não temos com o que nos preocupar. E não é por algo não ser cristão, que é automaticamente diabólico, como exemplo, os esportes, são neutros, podem ser uma benção ou não, depende de nós.
    Quanto ao link indicado, o autor parece mais preocupado em atacar e vociferar. Sem contar que vejo uma tendência muito esquisita de conservadorismo político nas pessoas, que chegam ao absurdo de acreditar que exista uma mídia esquerdista.

    ResponderExcluir